Conhecendo o painel de Controle do WordPress

Conhecendo o painel de Controle do WordPress, esse vídeo tem por finalidade passar uma pincelada sobre as principais ferramentas do painel de controle do WordPress,

Primeiramente vamos falar sobre o post:

Um post, na verdade é todo o conteúdo  que é inserido no site geralmente com imagens, vídeos e textos.

Se você quiser cadastrar um vídeo no seu site primeiramente você vai precisar criar um novo post, Se você quiser colocar fotos, textos, você vai precisar criar um novo post.

Existe também existe a opção páginas  que é meio parecido com post, mas são coisas diferentes:

A página é utilizada para cadastrar conteúdos que não sofrem muitas alterações. Como conteúdo institucional, exemplo: Contato, Empresa,  Nossos Clientes,  Sobre a Empresa,  Localização … aí você utiliza a opção página.

Agora se você for colocar conteúdo como notícias, textos, artigos… é interessante você utilizar a opção de post.

A opção mídia é onde você vai utilizar para cadastrar fotos, vídeos, pdf… na biblioteca do WordPress, para poder utilizar nos seus posts ou nas suas páginas.

Você pode me enviar as imagens para o mídia  e não necessariamente usar nesse momento. Pode deixar armazenado, e  um dia no futuro você pode utilizar a biblioteca que você mesmo criou, isso é bastante útil quando você precisar alterar o conteúdo do seu site e não está na sua máquina. Você pode fazer isso de qualquer outro computador, pois essas fotos e vídeos já estão salvos dentro do seu blog.

A opção de comentários, é onde você habilita ou desabilita seus comentários, que foram deixados pelos seus visitantes das páginas do seu blog, ou nos post do blog. Cada novo comentário que o visitante enviar, precisará ser aprovado ou ser respondido por você. Se você responder, o comentário respondido será mostrado também no site.

No painel de Controle do WordPress, opção de plugins também é bastante utilizado para instalação de complementos no seu blog, como novas funcionalidades, novos aplicativos, novos recursos para melhorar ainda mais o seu WordPress.

Isso é bastante útil quando você instalar um novo template e não vem algumas funcionalidades que você precisa como: funcionalidades do Facebook, do Google Analytics, Google Adsense, Anti Spam e etc.

Já a opção de usuário é onde você vai conseguir colocar novas pessoas para trabalhar junto com você você no WordPress.

Cada uma terá acesso definido por você, isso é bastante útil também para mostrar para o visitante quem está escrevendo cada post. Geralmente você pode definir colunista no seu blog.

Níveis de acesso também pode ser diferente para cada pessoa que você definir, podendo ter acesso total ou apenas para postagens de conteúdos, sem a possibilidade de fazer alterações na estrutura.

No painel de Controle do WordPress, a opção de ferramentas é mais indicado para instalação de outros itens e backup.

Opção de configurações também é para usuários mais avançados,
mas eu costumo mexer nas opções da url para deixar com url amigáveis, isso vai deixar a url do seu site mais bonita, tanto para o visitante, quanto para o Google.

No painel de Controle do WordPress, na barra preta do top, também existe alguns itens interessante de se verificar, como atalhos para novas postagens, novas páginas, alternar entre painel de controle e o site.

Links das aulas divididas por tópicos:

Aula 1 – Curso de WordPress online em Português
Aula 2 – Melhor provedor para WordPress, Como Escolher?
Aula 3 – Versão do WordPress mais atualizada, como baixar?
Aula 4 – Instalando WordPress com FileZilla no Provedor
Aula 5 – Instalando o WordPress no Servidor da Hostgator
Aula 6 – Instalar Tema no WordPress, saiba como é fácil
Aula 7 – Atualização da versão do WordPress pelo painel
Aula 8 – Conhecendo o painel de Controle do WordPress
Aula 9 – Configurações do WordPress na instalação
Aula 10 – Adicionando Páginas WordPress, Personalizadas
Aula 11 a 24 – Conheça o Curso Completo de WordPress para Blogs

Gostou da Vídeo Aula ? Clique Aqui e conheça também a versão completa com + 14 aulas exclusivas.

Um abraço e até a próxima aula.

Eliel Nogueira

[113x1]