Entenda e saiba como aplicar o termo Long Tail ou Cauda Longa no seu negócio, seja ele qual for.

A pouco falamos de Pareto 80/20, temos falar um pouco sobre o tema a Cauda Longa.

Termo muito comum usado hoje em dia, utiliza o princípio de Pareto como base para definição. Cauda longa é bastante utilizado para identificar a distribuição de dados ao longo da curva em um gráfico, onde o volume é muito maior no final da curva (soma dos numeros juntos) do que na ponta conforme mostra o gráfico abaixo: 

Long Tail ou Cauda Longa Eliel Nogueira

Long Tail ou Cauda Longa Eliel Nogueira

Usamos o termo cauda longa para exemplificar gráfico decrescente. Dados como a curva de Pareto onde mostra 80/20 sendo 80 é o início da cauda, onde apenas alguns produtos que valem por um grande montante, e o restante da cauda representa a quantidade muito maior de dados que somando tudo dá um número significativamente grande.

Esse termo cauda longa ficou bastante conhecido como uma estratégia de varejo onde é possível vender uma grande quantidade de itens em pequenas quantidades ao invés vender apenas poucos itens  que vendem muito.

A popularização do termo cauda longa se deu por Chris Anderson em outubro de 2004. Em um artigo escrito na lista Wired, onde ele menciona as empresas Amazon.com, Apple e Netflix como empresas que aplicam essa estratégia.

Com o avanço das vendas online, a partir desta data também foi possível ver claramente que compensa muito vender grande quantidade de itens diversos para pessoas diversas, do que apenas vender poucos itens em quantidade muito grande.

O conceito cauda longa hoje é presente em várias áreas e meios, tais como em comunicação de massa, varejo,  mercado on-line e redes sociais.

Esse termo cauda longa deve ser observado com muita frequência por exemplo:

Quando pensamos em geração de conteúdo para internet, geralmente existe uma série de pessoas que procuram por um termo curto e específico, exemplo a palavra Marketing. E uma série de pessoas que procuram por termos maiores exemplo as palavras Marketing no Conteúdo para Blogs. 

Logo  existe uma concorrência muito maior para um termo curto mas contrapartida existe um mundo de oportunidades para termos compostos aí entramos na cauda longa. Vamos Exemplificando para melhor entendimento:

1000 buscas por mês para a palavra Marketing.
100 a 250 buscas para as palavras: 

  • Marketing Digital
  • Marketing de Varejo
  • Marketing Viral
  • Marketing Social
  • Marketing Atacado
  • Marketing Esportivo
  • Conceito de Marketing
  • Marketing Pessoal
  • Marketing Estratégico
  • Marketing Share

Logo então a cauda longa se faz para as palavras compostas que possuem 200 buscas mês cada uma.

10×200 temos um numero bem maior de buscas para todas outras palavras somadas juntas do que a principal que é a palavra Marketing.

A concorrência é bem menor para as demais palavras da cauda longa, surgindo ai a oportunidade de explorar nichos específicos de cada palavra, área ou mercado. Basta você aplicar o conceito da cauda longa para o seu mercado. Identificando o que é o Topo da Lista e o que é sua cauda longa.

Voltando no Pareto 80/20, destaca se quem conseguir encontrar o diferencial do 95/5 ou 90/10… procure por ele na sua cauda longa e sucesso.

[129x1]